Neste 1º de julho, é celebrado o Dia de Conscientização sobre a Vacina BCG, data que tem como objetivo alertar a população sobre a importância da imunização contra as formas graves da tuberculose, especialmente em recém-nascidos.
A vacina BCG é obrigatória e deve ser aplicada ainda na maternidade, nas primeiras horas ou dias de vida do bebê. O médico Luís Elias Camargo reforça que essa é uma das primeiras barreiras protetoras que o sistema público de saúde oferece às crianças, sendo fundamental para prevenir formas graves da doença, como a tuberculose miliar e a meníngea.
“A aplicação da BCG é um passo essencial para proteger os recém-nascidos contra uma das doenças infecciosas mais antigas e perigosas do mundo. A vacina é segura, eficaz e salva vidas. Por isso, deve ser garantida logo após o nascimento”, destacou o médico.
A tuberculose ainda representa um grande desafio de saúde pública no Brasil e no mundo, principalmente em comunidades vulneráveis. A prevenção por meio da vacina é uma das estratégias mais eficazes para reduzir os riscos e as complicações da doença.
Reportagem: Talyta Abreu
Imagens: Rhayza Barros
Direção: Bianca Feitosa
Confira o vídeo da matéria:






