O Governo de Goiás, por meio do programa Start, está oferecendo 80 vagas para o curso gratuito de Introdução à Robótica e Outras Tecnologias em Senador Canedo. A iniciativa é uma parceria entre o Goiás Social, a Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e o Instituto Federal de Goiás (IFG). As inscrições estão abertas até o dia 15 de outubro, e as aulas têm início previsto para 20/10.
Daniele Silva, gerente de popularização de ciência, tecnologia e inovação, contou com exclusividade para a nossa equipe tudo sobre o projeto e o período de inscrições. O curso é voltado para crianças e jovens de 8 a 20 anos residentes em Senador Canedo, e as inscrições podem ser feitas de forma online.
Com foco na inclusão digital e social, o programa busca democratizar o acesso ao conhecimento científico e tecnológico, especialmente para jovens em situação de vulnerabilidade social. Além de robótica, os participantes terão contato com linguagens de programação, impressão 3D, realidade virtual e inteligência artificial. As aulas serão presenciais, no período vespertino, na Escola Municipal Deoclides Alves dos Santos.
Metade das vagas será prioritariamente destinada a meninas, com o objetivo de estimular a participação feminina nas áreas de tecnologia e inovação — um dos pilares do programa Start.
“Este é o início de uma jornada que o Governo Ronaldo Caiado está promovendo para a formação em tecnologia. É a porta de entrada para muitas crianças e jovens em direção a um futuro em que a tecnologia transforma vidas”, destaca o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação de Goiás, José Frederico Lyra Netto.
A ação reforça o compromisso do Governo de Goiás em promover oportunidades de formação e desenvolvimento tecnológico para a juventude, preparando novas gerações para os desafios do futuro digital.
Reportagem: Lilian Calixto
Imagens: Rhayza Barros
Direção: Bianca Feitosa
Confira o vídeo da matéria: